Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
No programa “Manhã Ativa” deste sábado (28) tivemos a satisfação de receber em nossos estúdios as profissionais Patrícia (Enfermeira obstetra e Consultora em amamentação) e Thamiris (Nutricionista) em uma entrevista para falar sobre o Agosto Dourado, trazendo informações e dicas sobre a amamentação materna, alimentação saudável durante a gestação e amamentação.
Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.
O leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência do bebê a doenças, por isso é fundamental que a criança o receba como única fonte de alimento até os seis meses.
O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros, no entanto, segundo a OMS, apenas 39% dos bebês brasileiros são amamentados com exclusividade até os cinco meses de vida.
Em entrevista a Enfermeira obstetra e Consultora em amamentação Patrícia, informa que além dos cuidados da gestante e da mãe, é necessário também o apoio dos familiares nos cuidados necessários para que a nutriz alimente seu bebê com calma e tranquilidade.
A amamentação traz benefícios tanto para o bebê quanto a mãe, como explica a Nutricionista Thamiris;
As vantagens para o bebê é que o leite materno ele oferece todos os nutrientes necessários para que essa criança se desenvolva saudável, ganhe peso. Já para mãe tem a conexão mãe e filho né, que é uma das principais. Com isso a mãe consegue voltar a ter o seu peso normal. Já sabe-se pela OMS (Organização Mundial De Saúde) que essas crianças que amamentam exclusivamente até os seis meses de idade, elas têm menos predisposição as doenças e a obesidade, que hoje é uma das que a gente recebe em consultório, que são encaminhamentos por médicos, pediatras de crianças obesas.
A amamentação é um dos momentos mais importantes para aumentar o laço afetivo entre mãe e filho, com grandes vantagens para ambos. O leite materno dado ao bebê após o parto faz o útero voltar ao tamanho normal mais rápido e diminui o sangramento, prevenindo a anemia materna e reduzindo o risco de câncer de mama e ovários.
Para a criança, também há ganhos. Protege contra doenças, previne a formação incorreta dos dentes e problemas na fala, proporciona melhor desenvolvimento e crescimento, além de ser um alimento completo, dispensando água ou outras comidas até os seis primeiros meses de vida do bebê.
Para o bebê:
Para a mãe:
Em questionamento sobre o leite materno, se ele tem alguma classificação de ser “fraco” a Enfermeira obstetra e Consultora em amamentação Patrícia, disse;
Não isso é mito né, não existe leite fraco. O leite, se o bebê tiver fazendo uma sucção eficiente ele contém todos os nutrientes que aquele bebê precisa desde o nascimento. Então ele muda ali a sua composição. No início a gente tem o colostro né, até que haja apojadura do 3º ao 5º dia de vida. As mães as vezes pensam; Nossa mas ele não vai alimentar. O que que é o colosso?! Ele é a água, sais minerais, vitaminas e os anticorpos né; então é a primeira vacina do bebê. Ele tem tudo que o bebê precisa naqueles primeiros dias até que desça o leite que a gente chama de maduro, então não existe leite fraco. Ele tem tudo que a sua criança necessita.
A entrevista em áudio que está no começo desta matéria traz a entrevista na íntegra com todas as informações e orientações para você gestante e mamãe.
Para falar com as profissionais da Pró Cuidado Home Care, você pode ligar no telefone: (34) 99300-8532 ou no instagram e facebook.